Recent comments

ASA vai até a câmara dos vereadores falar sobre o trabalho que realiza na cidade de Catanduva.

Na última sessão ordinária através de requerimento elaborado pela vereadora Ana Paula Carnelossi, o presidente da Associação Voluntária aos Animais, juntamente com vários voluntários explicaram o trabalho realizado pela ONG.

Maiara Luzze , voluntária e que está cursando o primeiro ano de medicina veterinária, iniciou seu discurso agradecendo a oportunidade de poder mostrar o trabalho realizado pela associação.

"Tenho a imensa satisfação de comparecer na presença de vocês nesta noite, como cidadã e voluntária da ASA – Associação Voluntária aos Animais e ao Meio Ambiente de Catanduva. Gostaria, de antemão, agradecer o convite de nossa vereadora Ana Paula Carnelossi, que atualmente tem direcionado esforços para a ajuda aos animais, à saúde pública e ao meio ambiente.

O assunto sobre o qual vamos tratar nesta sessão é de extrema importância para a população catanduvense e, infelizmente pouco discutido pelos órgãos da cidade."

Maiara explicou que apesar da domesticação de animais datar de mais de 135.000 mil anos , a relação homem/ animal se intensificou e mudou de valores nos últimos tempos.

Tanto que pode-se até citar leis de proteção animal, nº 9.605 de 1998 e a Portaria nº 117 do Ibama no Brasil, e a recomendação da Organização Mundial da Saúde sobre novas posturas, como ética no trato com o animal, com todas as formas de vida, com o ambiente e com o planeta, promovendo uma melhor saúde pública.

Maiara falou sobre os problemas que ocorrem em nossa cidade.

"Nas ruas de nossa cidade podemos observar um grande número de animais soltos em vias públicas, sujeitos a toda sorte de problemas que causam e sofrem estes animais não supervisionados, tais como acidentes de trânsito, agressões, crueldade e transmissão de doenças para outros animais (como os TVT’s e a cinomose) e ao próprio homem (como a raiva e nematódeos gastrintestinais pelas fezes em locais públicos).

Empresas privadas e instituições públicas tais como escolas, unidades de saúde, pronto-socorros, parques e delegacias, entre outros, vivenciam incontáveis e repetidas situações de animais abandonados às suas portas. Na maioria dos casos, gera-se um conflito entre diferentes pessoas, algumas que protegem parcialmente estes animais, dando abrigo provisório, alimento e água mas sem um envolvimento completo para a solução da questão, e as solicitam a retirada desses animais dos locais , criando um ciclo interminável e pouco resolutivo.

O abandono de animais de estimação tem proporções incontroláveis. E estes quando nas ruas, procriam sem controle, colaborando para aumentar a proporção de animais sem donos.

A ASA – Associação Solidária aos Animais e ao Meio Ambiente de Catanduva busca desde sua fundação em 03 de setembro de 2008, através de seus voluntários, promover o bem estar animal e a saúde pública. Nosso campo de atuação é principalmente um melhor controle de natalidade de cães e gatos, através da castração e seu possível encaminhamento a lares por meio da adoção responsável.

Nestes três anos de trabalho voluntário e sem fins lucrativos, já realizamos 622 castrações, 682 adoções, 84 consultas e compra de medicamentos para animais doentes, 120 banhos e tosa, 24 tratamentos quimioterápicos e 06 eutanásias.

Este trabalho só é possível através de doações de tempo e dinheiro de voluntários e pessoas engajadas com a causa, bem como veterinários da cidade concedendo descontos e a utilização de kits de castração concedidos pelo centro de zoonoses.

Como vocês podem observar, nossa causa é justa e caiu como um bálsamo para nossa cidade, pois procuramos ao máximo promover a saúde pública, o respeito ao meio ambiente e a conscientização das pessoas sobre a guarda responsável de seus animais.

Também pode ser observado pelos senhores que dispomos de nenhum fundo municipal ou estadual de ajuda à nossa causa, sendo que cada uma de nossas despesas é liquidada com doações e com a venda de rifas, bingos, doces, camisetas e brindes. Quando não, sai do próprio bolso dos voluntários."

Maiara acrescenta que a ASA não possui abrigo, sendo que se algum animal em estado grave necessitar ser recolhido com urgência, estes são encaminhados a lares voluntários e hotéis de animais até que possam se recuperar e ser adotado em uma das feiras realizadas pela ONG. A associação também não possui sede, cada voluntário deixa disponível seu número particular para atender as ocorrências públicas e nem transporte próprio, a ASA se utiliza de táxi-dogs (pagos) e do próprio veículo de voluntários para transportar animais para a feira ou para tratamentos e cirurgias em veterinários.

Os integrantes da Associação elogiam ideias como da Vereadora Carnelossi (PT).

"Os voluntários da ASA são pessoas esclarecidas que buscam através da transformação pessoal e social, ajudar a construir uma sociedade justa, pacífica e sustentável para o mundo. Buscamos atuar junto aos poderes públicos desta cidade e nunca contra eles.

Por isso, achamos muito pertinente ideias como a da vereadora Ana Paula, referente ao cadastramento de animais."

A voluntária explica que até hoje ainda não foi realizado nenhum censo da população canina e felina, abandonada ou com lares, e tampouco seu cadastramento. Um cadastro fácil e amplo deveria ser realizado no município para que se tenha a dimensão dos problemas e se possa cobrar dos donos de animais a responsabilidade pelo seu abandono ou maus tratos. Com um método eficiente , também conseguem promover o reencontro de donos com animais perdidos e acessar o histórico clínico do paciente.

"Como reforma de cadastramento, esta ONG sugere chips de identificação nos animais e tatuagem com RG animal em sua orelha. Este cadastro pode ficar disponível on-line, para que veterinários e pessoal autorizado possam acessá-lo e acrescentar informações.

Diante de tudo o que foi apresentado, gostaria de finalizar meu pronunciamento com uma frase muito bonita e que espero que toque o coração de cada um de vocês:

'Fazer a diferença não é fácil. É sair da zona de conforto. É negar a sua própria natureza que deseja agir do mesmo modo que todos a sua volta. Não são grandes feitos que levam a fazer a diferença, pois tudo começa com pequenos passos.

Existem muitos animais precisando de sua ajuda. Faça a diferença na vida de um deles.'

Reafirmamos os nossos compromissos com a sociedade catanduvense e de um bom relacionamento com os poderes públicos desta cidade, pensando sempre na população atual e futura, e todos os que possam vir a se beneficiar do nosso trabalho.

A todos , o meu muito obrigada."

Na sequência os vereadores presentes parabenizaram os voluntários, pelo trabalho realizado pela ONG ASA- Associação Solidária aos Animais e ao Meio Ambiente de Catanduva e tiraram algumas dúvidas.


Fonte: Portal Notícia da Manhã
ASA vai até a câmara dos vereadores falar sobre o trabalho que realiza na cidade de Catanduva. ASA vai até a câmara dos vereadores falar sobre o trabalho que realiza na cidade de Catanduva. Reviewed by ASA on 20:03 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion