Recent comments

Eder Jofre: 50 anos de vegetarianismo


Entrevista realizada em 2007 por Fábio Eukuzian , publicada na Revista dos Vegetarianos.

Há tempos que escuto falar de Éder Jofre, um dos maiores pugilistas que o mundo já viu. Desde criança sou um aficcionado por artes marciais. Além de praticar Jiu –Jitsu, sempre acompanhei rodas de capoeira, treinei brevemente boxe, folheei livros de Kung-Fu. Passei a admirar o grande campeão de boxe brasileiro ainda mais quando soube que era vegetariano.

...Na entrevista descobri que o campeão não põe carnes na boca há mais de 50 anos!
...Enquanto me contava que é e sempre foi louco por doces, perguntei se possuía algum tipo de preocupação com a alimentação, como ingerir suplementos ou dosar quantidades de proteínas, carboidratos, minerais etc, e ele me respondeu entre desdenhos e sorrisos:

“Que nada, nas minhas refeições faço muito uso de arroz, feijão, purê de batatas, pimentão, cenoura crua ou cozida, muitos vegetais e frutas, como por exemplo, o tomate que eu adoro, e alface, macarrão duas vezes por semana...mas é tudo na hora, não programo muito não”.

Quando fui me despedir, bati em seu braço e senti que a força do velho Galinho de Ouro, como era chamado carinhosamente, ainda estava ali. Logo pensei: seria legal bater uma foto desse cara para tentar mostrar ao pessoal que solta ingenuamente aos quatro ventos que vegetarianos tem dificuldade de construir musculatura pois carecem de aminoácidos necessários para isso... Pude constatar que aos 71 anos o que não faltou ali, foi proteína

PALAVRAS DE UM CAMPEÃO

Por que parou de comer carnes?
Queria poder ser um melhor lutador, extrair o máximo possível de mim, ter mais saúde. Um livro me convenceu que a carne fica muito tempo em seu organismo, não é que mata a vaca e vai logo para o seu prato. Antes passa pelo caminhão de transporte, supermercado... e, meu amigo, até chegar à sua geladeira, está podre, e eu lá vou comer isso?
As pessoas não pensam sobre isso. É muita desinformação.

Você teve influência de alguma pessoa ou filme para se tornar vegetariano, ou foi só um livro?
Um livro chamado 'A Saúde depende da Cozinha' me chamou a atenção para o tema e me convenceu de uma maneira muito intensa.

E o fato de você abster-se de carne chamou a atenção da mídia ou de outras pessoas ou lutadores?
Sim, as pessoas me paravam na rua: “E aí, você é vegetariano? Não faz falta por ser um lutador de boxe..? Essas coisas..”

E esse papo que dizem que faria falta pra quem possui um trabalho físico intenso e blá, blá, blá?
Papo furado, jamais senti nada nesse sentido. Confesso que no começo, batia aquela vontade voltar a comer, mas depois passou, como qualquer outro vício. Na realidade, sentia-me melhor, mais forte e, pelo menos pra mim, a agressividade não mudou em nada. Sempre fui agressivo, é de família (risos). Meu pai era boxeador.
Agora, como profissional, fiz 83 lutas entre peso galo e pena, e destas, 53 foram por nocaute! Fui campeão aos 40 anos, lutando 15 rounds e sendo vegetariano. Era muito impulsivo... comer carne é um vício danado.

Como é o seu ritmo de treinamento atualmente, se é que ainda o tem?
Três vezes por semana corro 30 minutos na esteira. Em seguida faço um pouco de musculação e para terminar, boxe. No total dá uma hora e meia, totalizando quatro horas e meia por semana. Me sinto ótimo!



Fábio Eukuzian (Presidente da Associação dos Profissionais de Yoga da Vila Olímpia, instrutor de Swásthya yoga e diretor do espaço cultural Vila Olímpia, em São Paulo)


“Comer carne é meramente um hábito que as pessoas estão socialmente condicionadas a acreditar que é normal e até mesmo saudável”
Howard Lyman


“A indústria da carne tem contribuído mais para a morte de norte-americanos do que todas as guerras deste século, todas as catástrofes naturais e de todos os acidentes de automóveis combinados. Se a carne bovina é a sua idéia de 'verdadeiro alimento para pessoas de verdade', é melhor você viver perto de um bom hospital.”
Dr. Neal Barnard – vegano, professor adjunto de medicina da George Washington University School of Medicine and Health Sciences, membro da American Medical Association e da American Diabetes Association e Presidente da PCRM (Physicians Commitee for Responsible Medicine)


Fonte: Revista dos vegetarianos
Eder Jofre: 50 anos de vegetarianismo <strong>Eder Jofre: 50 anos de vegetarianismo</strong> Reviewed by ASA on 18:52 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion