Recent comments

Redação premiada com o 2º lugar no Concurso de Redação realizado pelo ECDAMA

Imagine

Autor:  Augusto Matheus Nogueira da Silva (Colégio COC Catanduva)


Dentro da ideia do respeito e direito dos animais e o meio ambiente, surge a seguinte frase: “Um mundo melhor para todos depende das condutas de cada um de nós”. Todos somos um só: humanos, animais, Terra. Porém, os problemas são que esta frase não é o padrão dos nossos comportamentos como seres racionais, pois mesmo dizendo tais palavras, agimos baseados na contramão da coexistência entre homem e natureza, e a aterradora consequência é o efeito disso em quem sempre respeitou o ambiente: os animais, tão belos, harmônicos e respeitosos, além das feridas causadas a essa grande casa acolhedora que é o nosso planeta. Portanto, é necessário revermos os nossos conceitos para agirmos em prol da existência da vida.
Historicamente, as teses darwinianas afirmam que o homem é fruto da evolução em seu estágio máximo até então: a racionalidade. Obviamente, isso deveria nos guiar aos avanços no cuidado ao planeta, vivendo em uma relação mutualista com este. Mas o passar do tempo deixa delineada a involução hominídea, como parasitas tumorosos do meio, retirando deste sem se importar em deixar enormes feridas anticoagulantes, desprovidas de qualquer remédio ou atenção clínica. Nem mesmo escapam os animais dessas atrocidades, estes sim que se desenvolvem e não merecem ter seu nome usado como xingamento. Então somos nós quem aviltamos quem nos nutre, falta-nos a evolução do coração.

Atualmente são apresentados números assustadores na equação da vida. É incontável a quantidade de documentários e filmes sobre as consequências das ações humanas na Terra. A soma de ideias capitalistas com o poderio econômico de multinacionais é inversamente proporcional ao bem da natureza. A constante, nesse caso, é o nosso descaso, sendo meros consumidores deste sistema, causando resultados exponencialmente perigosos. Espera-se que nessa matemática, nós mudemos a variável “ação”, alterando o produto final para a longa duração da vida.

Na arte, há filmes de inteligentes cachorros sendo comparsas de humanos em aventuras para a diversão e aprendizado, verdadeiras fábulas. Há mesmo o filme “Rio”, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, mostrando o habitat de belos animais e os perigos vividos por eles nas cidades humanas. Darwin, como escritor, foi um estudioso da biologia e serve como exemplo para as nossas condutas: estudiosos da biosfera. Afinal, quanto tempo demoraremos para percebermos que a vida, para existir deve estar em conjunto e harmonia extrema?

Em suma, devemos nos corrigir por completo, como somos capazes, provando que o ser humano pode ser a união entre cérebro e coração. O governo deve incentivar medidas ambientalistas em seus partidos, como um verdadeiro governo do mundo. E então, a sociedade deve se conscientizar de seus atos a fim de buscar melhorias no cuidado à natureza. O indivíduo, por sua vez, deve ser partícipe na manutenção da vida e do verde, de tudo que respira e sente. Afinal, para todos vivermos em paz, como almejava Lennon, devemos sim imaginar, mas, mais do que isso, agirmos, alcançando o onírico e idolatrado: o mundo como imaginamos ser melhor.

Fonte: JORNAL O REGIONAL - http://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=287740

____________________________________________________________

Parabéns, Augusto Matheus Nogueira da Silva .
Nós da ASA ficamos muito honrados em estar participando deste evento com pessoas tão conscientes como estes alunos maravilhosos e pessoas tão comprometidas em melhorar a vida entre humanos e animais.


Redação premiada com o 2º lugar no Concurso de Redação realizado pelo ECDAMA Redação premiada com o 2º lugar no Concurso de Redação realizado pelo ECDAMA Reviewed by ASA on 00:05 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion