Recent comments

Redação premiada com o 1º lugar no Concurso de Redação realizado pelo ECDAMA

Meio Ambiente e ser humano podem viver em harmonia?

Autor: Leonardo de Araújo Balducci (EE Antonio Maximiano Rodrigues)



Não é de hoje que os noticiários relatam o constante conflito que o homem e a natureza travam entre si, na verdade, essa mesma história dura por muitos anos. No entanto, parece que a sociedade se nega a tentar compreender os reais motivos pelos quais isso acontece.


Atualmente o ser humano está sendo rodeado por uma série de tragédias, que abalam não somente as estruturas físicas mas também a própria vivência das pessoas na Terra. Tsunamis, terremotos, furacões e deslizamentos de terra são apenas alguns exemplos de fenômenos naturais que implicam na desmoralização do pensamento do homem perante o meio ambiente.

No Brasil um dos principais reflexos do desrespeito para com a natureza podem ser percebidos pelas enchentes, não que haja algum problema com o ciclo da chuva, porém a ocupação de áreas anteriormente dominadas apenas por árvores e plantas contribui para impedir a evacuação dessa água para o mar e leito dos rios. Anualmente esse problema é reportado pela imprensa mundial com ênfase na falta de estrutura do governo brasileiro, mas se esquecem de indicar que um dos fatores para isso se dá pelo “simples” ato de jogarem o lixo – incluindo sacolas plásticas – nas ruas, assim ocupando os caminhos feitos para a saída da água.

Além disso, outro assunto que causa polêmica, principalmente na Câmara dos Deputados e Senado, é a nova lei da Amazônia. A maior floresta tropical do mundo pode estar com os seus dias contados caso não haja uma mudança na resolução de crimes ambientais. Segundo dados divulgados, a probabilidade de alguém ser preso por desmatar grandes áreas chega a ser mínima, tendo em vista que essa lei sanciona o pagamento de multas ou o plantio de mudas de árvores no lugar representativo à destruição do verde. Por conta disso, campanhas no mundo todo tentam forçar o governo a tomar medidas relativamente sérias, que punam realmente os infratores.

Pode parecer clichê, mas se as pessoas começassem a mudar pequenos hábitos em seu cotidiano poderíamos sim tornar o mundo um lugar muito melhor para se viver. Adotando incentivos de sempre jogar o lixo em seu devido lugar, diminuir o tempo no banho e usar energia elétrica apenas quando necessário, não somente o meio ambiente agradece mas também as pessoas que vivem em sua comunidade por possibilitar uma melhor qualidade de vida. Pare! Pense! Reflita! Seja! Aja!

Concluindo, o ser humano e o meio ambiente podem viver em harmonia, basta apenas nós respeitarmos nossos limites como apenas alojados num mundo que pertence à mãe-natureza.


Fonte: JORNAL O REGIONAL - http://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=287667



------------------------------------------------------------------------------------------
Parabéns, Leonardo de Araújo Balducci.

Nós da ASA agradecemos a todas as escolas participantes e parabenizamos todos os alunos pela disposição em contribuir com a construção de um mundo melhor para humanos e animais.

Agradecemos e parabenizamos os organizadores deste grande evento que foi sucesso absoluto.




 


Redação premiada com o 1º lugar no Concurso de Redação realizado pelo ECDAMA Redação premiada com o 1º lugar no Concurso de Redação realizado pelo ECDAMA Reviewed by ASA on 11:53 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion