Recent comments

Se os pássaros falassem:

Olavo Bilac, poeta, escreveu com uma compaixão pouco vista em seres de nossa espécie, um poema intitulado “O Pássaro Cativo” cujo trecho ouso aqui transcrever de um dos panfletos usados pelo PEA em seu trabalho de conscientização.

Nossas crianças – tabulas rasas -, nossos jovens – muitos ainda inocentes, adultos e idosos já acostumados com gaiolas de ouro, e que transmitem muitas vezes a idéia equivocada de que animais devem viver enjaulados, todos podem ouvir/escutar o que um pássaro cativo diz, pois sempre falo que pássaros em gaiolas não cantam, lamentam.



“Não quero o teu alpiste!
Gosto mais do alimento que procuro
Na mata livre em que voar me viste;
Tenho água fresca num recanto escuro
Da selva em que nasci;
Da mata entre os verdores,
Tenho frutas e flores, Sem precisar de ti!
Não quero a tua esplêndida gaiola!
Pois nenhuma riqueza me consola
De haver perdido aquilo que perdi…
Prefiro o ninho humilde, construído
De folhas secas, plácido e escondido
Entre os galhos das árvores amigas…
Solta-me ao vento e ao sol!
Com que direito à escravidão me obrigas?
Quero saudar as pompas do arrebol!
Quero, ao cair da tarde,
Entoar minhas tristíssimas cantigas!
Por que me prendes? Solta-me covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade:
Não me roubes a minha liberdade… Quero voar! Voar!…”
Estas coisas o pássaro diria, se pudesse falar. E a tua alma, criança, tremeria, vendo tanta aflição. E a tua mão tremendo, lhe abriria a porta da prisão. Somos seres ditos ‘humanos’ não somos? Então porque infligimos tanto sofrimento a outros seres? Eles não querem nossa piedade. Merecem nosso respeito.

Pensemos sobre isso!


Fonte: http://coletivovida.blogspot.com/
Se os pássaros falassem: Se os pássaros falassem: Reviewed by ASA on 22:34 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion