Recent comments

Rio Claro (SP) antecipa vacinação contra a raiva para imunizar 32 mil cães e gatos








A campanha de vacinação contra a raiva animal teve início no último sábado (7), em Rio Claro (SP). A antecipação do período vacinal, que geralmente ocorre em agosto, se deve ao número de casos registrados no município neste ano: 12, sendo três em bovinos e o restante em cavalos. A previsão é imunizar 23 mil cães e nove mil gatos.

A dose antirrábica é gratuita e as equipes vão atender nos finais de semana, das 9h às 16h, em bairros alternados na área urbana e rural. “É imprescindível lembrar que a raiva é uma doença que não tem cura, então uma vez que os sintomas começam a se manifestar, ou no ser humano ou no animal, levam a óbito”, alertou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro, Josiel Hebling.

A campanha segue até o dia 16 de agosto, aos sábados e domingos, em vários locais da cidade. Os locais serão divulgados a cada semana.

Sintomas

Quando o animal é contaminado pela raiva apresenta alguns sintomas aos quais os tutores devem ficar atentos.

“Os mais comuns são parar de se alimentar, dificuldade de deglutir e salivar bastante, ter sensibilidade à luz e procurar locais escuros durante o dia, além da dificuldade para se locomover”, explicou Hebling.

É necessário apresentar a carteirinha de vacinação do animal. “O animal que tomou a primeira dose da vacina deve receber o reforço após 30 dias. Já nos adultos a vacinação deve ocorrer uma vez por ano”, relatou o coordenador.

Fonte: G1
Rio Claro (SP) antecipa vacinação contra a raiva para imunizar 32 mil cães e gatos Rio Claro (SP) antecipa vacinação contra a raiva para imunizar 32 mil cães e gatos Reviewed by Jhonatan Galante on 15:47 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion