Recent comments

Empresa norte-americana pretende lançar couro feito em laboratório

Foto: Mohsin Raza/Reuters
Nos Estados Unidos, as empresas que fazem produtos de couro estão passando por tempos insólitos. Por um lado, a oferta de couro disponível está diminuindo, já que cada vez menos pessoas comem carne, causando uma diminuição de 32% nos rebanhos norte-americanos ao longo das últimas décadas. Por outro, a demanda por couro infelizmente parece estar crescendo. A indústria mundial de produtos de couro deve crescer cerca de 4,5% ao ano até 2018, segundo informações do The Guardian.
Em Nova York, um novo empreendimento pode solucionar esse impasse.
A empresa Modern Meadow está fazendo testes com culturas de células e tecidos animais para criar um “biomaterial” alternativo ao couro tradicional. Esse couro produzido em laboratório poderia oferecer uma alternativa mais sustentável e livre de crueldade.
Suzanne Lee, diretora criativa da Modern Meadow afirma que esse novo couro poderia também eliminar os problemas comuns do couro natural, como inconsistências na qualidade e na cor. Sua durabilidade, elasticidade, força e resistência à agua poderão ser controlados e alterados, outra vantagem em relação ao couro cruelmente produzido com o uso de bovinos.
As alternativas sintéticas ao couro já existem, mas são todas inorgânicas (não biodegradáveis). O couro de laboratório da empresa novaiorquina resolve também esse problema. Orgânica e livre de crueldade, a nova alternativa será mais benéfica ao planeta.
A produção deve ter início no ano que vem, ainda em fase de testes. Se tiver êxito e conseguir se inserir no mercado, o novo produto tem um potencial libertador para os animais.
Apesar das muitas críticas de defensores de animais e ambientalistas, a indústria vem crescendo, sendo o couro automotivo um dos setores mais pujantes. Somada a essa demanda, a crise de 2008 causou grande aumento no preço de couro e peles.
Com seu suprimento estável e permanente do produto, a empresa espera que o novo couro sintético conquiste espaço também entre as grandes grifes.
Apesar dos muitos desafios que ainda tem pela frente, o novo produto pode beneficiar substancialmente os animais e o meio ambiente. Sua produção deixa menos resíduos do que o couro normal e emite menos carbono. A Modern Meadow também procura usar o mínimo de água e embalagens possível.
Fonte: ANDA
Empresa norte-americana pretende lançar couro feito em laboratório Empresa norte-americana pretende lançar couro feito em laboratório Reviewed by Jhonatan Galante on 16:15 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion