Recent comments

IDENTIFICAÇÃO DO SEU ANIMAL

Identificação do seu animal

A identificação dos animais é um assunto de extrema importância.A melhor maneira de o fazer é através do Microchip. É um método simples e eficaz.

Microchip
Consiste num circuito electrónico encapsulado num vidro, de reduzida dimensão (tamanho de um bago de arroz), que é aplicado por via subcutânea de forma indolor na parte lateral esquerda do pescoço do animal. O microchip tem um número de identificação exclusivo que é registado numa base de dados (S.I.R.A.), ao qual correspondem os dados acerca do animal e do seu proprietário.Este chip pode ser utilizado em qualquer animal, principalmente em cães e gatos. A sua aplicação só deve ser feita por um médico veterinário.

A importância do microchip!
Se o seu animal se perder e possuir um microchip implantado é possível comunicá-lo à Base de Dados Nacional, S.I.R.A., a qual lança um comunicado a todos os médicos veterinários e centros de identificação, com o número pessoal do animal. Como as clínicas veterinárias, vários canis e associações possuem leitores automáticos que identificam o número do microchip, se o seu animal for encontrado, será facilmente contactado o proprietário através da base de dados.O roubo é outra situação em que o microchip dá uma ajuda preciosa uma vez que prova legalmente a propriedade do animal.Assim, é importante proceder à aplicação do microchip, pois acreditamos que desta forma é possível desenvolver o conceito de responsabilização dos proprietários dos animais, melhorando os problemas do abandono.




Coleiras identificadoras
Apesar do seu animal possuir um microchip, isto não invalida que ele use uma chapa identificadora na coleira. O seu uso é importante apesar desta poder cair ou ser retirada facilmente. Nessa chapa deve constar gravado o número de telefone do proprietário do animal.O uso da chapa pode, por vezes, ser muito útil para fazer chegar aos seus proprietários mais rapidamente animais perdidos encontrados por terceiros.Estas chapas podem ser adquiridas em Clínicas Veterinárias, lojas de animais ou lojas para esse efeito.






Fonte: http://www.uniaozoofila.org/




Observação: As coleiras identificadoras são de extrema importância aos animais que ainda não são chipados e aos seus tutores.
Leiam este relato:


“Uma amiga, passeando com sua cachorrinha, quase foi atropelada. Soltou então a guia da cachorrinha que, com o susto, saiu em disparada. Esta pessoa passou um ano procurando pela sua pet, com cartazes, oferecendo recompensa etc... Passou-se algum tempo e a cachorrinha foi encontrada, por acaso, no quintal de uma casa. Porém a cachorrinha, agora, tinha uma dona, que contou que a encontrou muito suja e faminta, e portando uma coleirinha, SEM IDENTIFICAÇÃO, que foi reconhecida pela dona. Resumindo a ópera, era sim a cachorrinha que havia se perdido de sua dona por conta do acidente. A antiga dona, apesar do amor e carinho que ainda tinha pela sua pet, abriu mão dela, visto ela já estar ambientada e afeiçoada a sua nova dona. O amor faz destas coisas.”






Então, fica a lição e a dica: com uma identificação, com um número de telefone, muita tristeza poderia ser evitada. Temos aqui mesmo no blog muitas histórias de animais que se perderam dos donos e que se tivessem uma identificação, tudo teria sido resolvido em questão de momentos.






Temos que ser previdentes e pensarmos a frente dos fatos, só assim conseguiremos evitar dissabores e sofrimentos, tanto para nós como para nossos queridos amigos de 4 patas.
IDENTIFICAÇÃO DO SEU ANIMAL IDENTIFICAÇÃO DO SEU ANIMAL Reviewed by ASA on 00:30 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Fashion