Recent comments

Castração é a solução para diminuir o abandono!

CASTRAÇÃO é solução para o abandono de animais

A redução da quantidade de animais, segundo profissionais, seria a principal solução contra o crescente número de abandonos e maus-tratos. Consequentemente, reduziria também a presença dos animais nas ruas, causando, assim, menos risco de disseminação de doenças transmissíveis, como leishmaniose, raiva e leptospirose, entre outras.

Além disso, a esterilização torna mais tranquila a convivência dos humanos com os animais.

Outra vantagem da castração apontada é a ausência do cio – período em que se dá o acasalamento da fêmea. Com isso, acabam as “escapadas” de gatas, cadelas e outras espécies, reduzindo a possibilidade de atropelamentos. Sem cio, a fêmea passa mais tempo dentro de casa.

O risco de tumor no útero e no ovário diminui cerca de 80%. Da mesma forma que reduz em chances de tumor nas mamas. Um macho castrado também fica mais caseiro. Seu apetite sexual diminui e o costume de demarcar terreno urinando em vários pontos praticamente desaparece.


É bastante comum saber de crias inteiras que são jogadas em rios, abandonadas em matagal e em beiras de estradas, para citar apenas os tipos de descartes mais comuns. Os felinos são as principais vítimas, uma vez que uma gata é capaz de reproduzir a cada dois meses, em média. Pode ocorrer da fêmea iniciar nova gestação mesmo durante a amamentação dos filhotes que acabaram de nascer.

A CASTRAÇÃO de um animal é um procedimento simples que consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas.

A cirurgia é feita com anestesia geral. Apesar de simples, ela deve ser executada apenas por veterinários. Em torno de uma semana, o animal estará totalmente recuperado. De acordo com orientação profissional, a castração dos animais pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.

O procedimento é cercado de mitos, segundo a Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil). E um deles seria a afirmação de que esterilização engorda.

Segundo a associação, o animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, de mais exercícios. Outro mito, segundo a Arca, é dizer que os animais castrados perdem o instinto de proteger seu território. De acordo com a entidade, a afirmação é falsa. Adilson Camargo http://www.jcnet.com.br/detalhe_geral.php?codigo=201365
--------------------------------


Castração é a solução para diminuir o abandono! Castração é a solução para diminuir o abandono! Reviewed by ASA on 12:44 Rating: 5

3 comentários

  1. Minha gata está prenha e eu não tenho condições de ficar com os filhotes e quero castrá-la. como faço para doá-los e castrar minha gatinha.

    ResponderExcluir
  2. Para castração você deve entrar em contato com a voluntária Graça, pelo telefone: 3523-2288. A castração só pode ser feita após 30/40 dias do nascimento dos filhotinhos.
    Não estamos mais doando animais que tem dono, somente aqueles encontrados nas ruas pelos voluntários . Você pode tentar encontrar um lar para os filhotes colocando anúncios em jornais, ou se você quiser mandar fotos pra gente , nós ajudamos na divulgação também!
    Att, Lívia

    ResponderExcluir
  3. quero atotar um cachorrilho 'se alguém tiver um me liga 91975810
    todos os animais têm direito de ser feliz com seu
    "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."emerson_pag@hotmail.com

    ResponderExcluir

Recent Posts

Fashion