Projeto torna microchipagem de animais obrigatória em Campinas (SP)
Um projeto de Lei em tramitação na Câmara de Vereadores de Campinas (ainda será votado) prevê que animais domésticos como cães e gatos precisem usar obrigatoriamente um chip de identificação. A estimativa é que em Campinas existam 200 mil cães e 20 mil gatos.
Chamado de Estatuto de Proteção e Defesa dos Animais, o projeto foi elaborado em conjunto com a Comissão de Defesa dos Animais da Câmara e pretende fazer da implantação do chip a base para a implantação de uma política pública da causa animal. De acordo com a entidade Bem-Estar Animal da prefeitura, a partir da identificação do animal, serão estabelecidas todas as medidas de controle e fiscalização. A implantação do chip será gratuita.
Nos dados do chip, deverão constar número do RGA (Registro Geral de Animais) o nome do animal, sexo, raça, cor, idade, data da vacinação e nome do proprietário e veterinário. A proposta traz inovações, já que, além da implantação do chip, o estatuto define os parâmetros para a adoção da morte induzida e estabelece punições para os casos de maus-tratos.
O projeto disciplina ainda um sistema oficial de controle populacional, cria procedimentos para destinação de animais resgatados e orienta os casos de resgate, guarda e adoção. O projeto deverá ser votado na Câmara de Vereadores até setembro deste ano.
Fonte: Portal da RMC
Projeto torna microchipagem de animais obrigatória em Campinas (SP)
Reviewed by Jhonatan Galante
on
11:56
Rating:
Nenhum comentário