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DIGA NÃO AOS CIRCOS COM ANIMAIS:
"Não permitamos que nossas crianças cresçam se divertindo às custas de animais humilhados, escravizados e constantemente torturados. O fato dos animais estarem presos, enjaulados e acorrentados, deveria bastar para que não frequentassemos circos com animais. "



O respeitável público não quer mais animais em circos!

(Breve resumo do artigo redigido por Renata de Freitas Martins. Leia este artigo na íntegra : http://www.pensataanimal.net/artigos/76-renatafmartins/111-o-respeitavel-publico).


Atualmente estamos vivenciando um importantíssimo momento ético e legislativo em relação à presença de animais em espetáculos circenses.
Muitos os Estados e Municípios que atentaram para a questão, especialmente pelo crescente pleito da sociedade pelo fim da crueldade que a subsunção dos animais não-humanos aos animais humanos em circo significa. Atualmente são cinco os Estados que proíbem as apresentações, bem como mais de cinqüenta Municípios em todo o país.
Há ainda em tramitação projetos de leis em muitas cidades, alguns Estados, com destaque para a Bahia (PL 16.957/07, de autoria do deputado estadual Javier Alfaya) e também um de âmbito Federal, o PL 7291/06, tramitando atualmente na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.
A aprovação dos citados projetos de lei é de suma importância, conforme pode-se depreender dos argumentos que apresentaremos a seguir.


MANUTENÇÃO E TREINAMENTOS DE ANIMAIS EM CIRCOS: GENERALIDADES

É sabido que os animais não humanos são dotados de sentimentos e instintos.
Assim, como os animais ditos racionais, sentem dor, medo, angústia, stress, prazer, desprazer, tristeza, etc. São seres sencientes e que devem ter a mesma consideração à vida que qualquer outro ser vivo, pois estão todos em um mesmo patamar moral.
Nos circos, para que o animal se apresente manso e obediente, cada espécie é treinada de uma determinada forma a seguir explicitada:


ELEFANTES
· Antes de chegarem no circo, passam por meses de tortura. São amarrados sentados, numa jaula onde não podem se mexer para que o peso comprima os órgãos internos e causem dor;
· Levam surras diárias, ficam sobre seus próprios excrementos até que passem a obedecer;
· Elefantes se comunicam, vivem em grupos com papéis sociais definidos, são extremamente inteligentes, ficam de luto por seus mortos e são capazes de reconhecer um familiar mesmo tendo sido separado dele quando filhote;
· Sofrem de problemas nas patas por falta de exercícios, pois na natureza elefantes andam milhares de quilômetros todos os dias;
· No circo os elefantes permanecem acorrentados o tempo inteiro. Mexer constantemente a cabeça é uma das características da neurose do cativeiro.

LEÕES, TIGRES E OUTRO FELINOS
· De acordo com Henry Ringling North, em seu livro "The Circus Kings", os grandes felinos são acorrentados a seus pedestais e as cordas são enroladas em suas gargantas para que tenham a sensação de estarem sendo sufocados;
· São dominados pelo fogo e pelo chicote, golpeados com barras de ferro e queimados na testa pelo menos uma vez na vida para que não esqueçam da dor;
· Muitos têm suas garras arrancadas e presas extraídas ou serradas;
· Passam a maior parte de sua vida dentro de jaulas apertadas.

URSOS
· Tem o nariz quebrado durante o treinamento;
· Suas patas são queimadas para força-los a ficar sobre duas patas;
· São obrigados a pisar em chapas de metal incandescente ao som de uma determinada música. No picadeiro, os ursos escutam a mesma música usada durante o "treinamento" e começam a se movimentar, dando a impressão de estarem dançando;
· Muitos tem garras e presas arrancadas. Já foi constatado um urso com 1/3 de sua língua arrancada;
· Alguns ursos se auto mutilam, batendo a cabeça nas grades e comendo suas próprias patas.

MACACOS
· Apresentam o mesmo comportamento de crianças que sofrem abusos;
· Até 98% do DNA dos chimpanzés é igual ao DNA humano;
· Apanham para obedecer e obedecem apenas por medo;
· Roer unhas e auto mutilação são comportamentos freqüentemente encontrados em macacos cativos;
· Os dentes são retirados para que o animal possa ser fotografado junto às crianças.

CAVALOS
· São açoitados e confinados sem direito a caminhadas;
· Apanham para aprender;
· Muitas vezes, por terem que fazer os números em pisos inadequados, especialmente escorregadios, acabam adquirindo lesões irreversíveis, com fortes dores.

TODOS OS ANIMAIS EM CIRCO
· Estão sujeitos aos instrumentos dos clássicos "treinamentos": choques elétricos, chicotadas, privação de água e comida;
· Ficam confinados sem a mínima condição de higiene, sujeitos a diversas doenças;
· O confinamento não lhes fornece o mínimo de condições de bem-estar, sendo, aliás, totalmente contrário à vida que teriam em seus habitats;
· Não têm assistência veterinária adequada;
· São obrigados a suportar mudanças climáticas bruscas e viajar milhares de quilômetros sem descanso.


Por estas razões é que diversas associações pelos direitos dos animais condenam e trabalham contra a presença de animais em circos, e esta atitude tem sido fomentada por grande parte do respeitável público circense, sendo que todos os fatos narrados podem ser comprovados por amplo material já produzido, especialmente no Brasil.
Com efeito, os animais obedecem não por índole, mas porque sentem dor, desespero, medo, raiva, aflição, insatisfação, incômodo, situações que, sem dúvidas são caracterizadas como crueldade e maus-tratos...

... O ser humano deve alcançar a tão necessária evolução e parar definitivamente com a arcaica e irracional exploração de animais, tornando-se finalmente um ser racional, condição da qual tanto se orgulha de ostentar.

A utilização de animais não humanos para tentativa de atração de um suposto público é uma ultrapassada e falida estratégia de marketing, tendo em vista que o anseio da sociedade moderna há tempos vem evoluindo, de modo que não mais aceitam o tratamento de animais não-humanos como se meros objetos fossem, além de se ressaltar que já se trata de atividade ilegal ...
Também não há que se falar em educação, arte e cultura na apresentação de animais em situações totalmente estranhas às suas naturezas, além de toda uma vida submetida às jaulas e à itinerância, sob todo tipo de intempérie climática.

Educação, arte e cultura não são feitas e nunca o serão por meio da exploração de qualquer forma de vida que seja, pois caso contrário teríamos um enorme contra-senso.
Qual seria a lição a se transmitir a uma criança ao fazê-la ver um elefante subindo em um banquinho?
Ou um leão e um tigre pulando um arco de fogo? Ou ainda um urso dançando ou andando de bicicleta?
Um gato pulando de uma altura de dez metros e se espatifando no chão?
Não vejo outra a não ser a de que animais seriam seres inferiores e que o humano ("todo-poderoso") pode dominá-lo e fazer o que quiser...
...E que o respeitável público ostente mesmo esse título de respeitável e continue evoluindo em seus conceitos éticos, morais e legais, não aceitando a crueldade como cultura e arte.

Saiba mais:
http://www.animaisdecirco.org/



Reviewed by ASA on 22:10 Rating: 5

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